segunda-feira, 1 de abril de 2013

Turismo e Articulação


O desenvolvimento e a consolidação do turismo nas regiões turísticas dependem das articulações entre os envolvidos com a atividade. As parcerias entre governo, trade turístico, empresas privadas de diversos setores e comunidade  são essenciais para o crescimento do setor.

Os benefícios sociais do turismo podem ser atingidos através de diversas ações, podemos destacar  a elaboração de plano de turismo, plano de marketing,  acordos com a comunidade,  inovações nos atrativos turísticos, criar vagas de empregos voltadas para os moradores locais, ofertar capacitação voltada para atendimento ao turista, apoio para que o turista visite e utilize o comércio e os serviços locais.

A satisfação e os lucros resultantes do turismo são facilmente divididos, quando é possível discutir e chegar a um consenso. Isto ocorre mediante políticas voltadas para o turismo, convênios entre o setor privado e governo, criação de associações e instituições que representem e defendam as prioridades e necessidades da comunidade. A articulação e o diálogo entre estes atores necessitam ser aberto, com duas diretrizes: a econômica e a social.

Por fim, todas as articulações do turismo possui o objetivo final de gerar os seguintes benefícios, segundo o Guia PR (2008)¹:

• Redução do desemprego;
• Distribuição efetiva da renda;
• Geração de divisas;
• Aumento na arrecadação de impostos;
• Atração de investimento externo;
• Melhoria da infra-estrutura de apoio ao turismo, beneficiando também
os residentes;
• Preservação dos patrimônios naturais e culturais;
• Melhoria na qualidade de vida da população local.
  
1 - Fonte:
http://www.turismo.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/programas/Orientacao_para_Gestao_Municipal_do_Turismo.pdf

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