sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Segmentação - Ecoturismo


No Brasil a grande maioria dos destinos possui potencial para a prática do ecoturismo. O segmento pode ser praticado em diversos estados, sendo Amazonas, Goiás e Mato Grosso do Sul regiões mais indicadas, onde a natureza é o principal atrativo turístico. De acordo com o Ministério do turismo¹: “Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

As atividades de ecoturísticas podem ser feitas por três meios terrestre, aquática e aeras. Tendo vários níveis de dificuldades de Leve, Leve Moderado, Moderado até Muito difícil. Podemos encontrar diversos tipos de Ecoturismo: Ecoturismo Científico, Ecoturismo Educativo, Ecoturismo Lúdico e Recreativo, Ecoturismo de Aventura, Ecoturismo Esportivo, Ecoturismo Étnico, Ecoturismo Naturista. (PIRES, 1998 apud RODRIGUES)

O desenvolvimento do segmento Ecoturismo no Brasil é evidente, na pesquisa do MTur³  foram pesquisadas as - Características e Motivações das viagens dos turistas internacionais – a motivação Ecoturismo ou aventura – entre todas as outras motivações  atingia 12,8% do total em 2004, subindo para  19,3% em 2005,  já em 2006 foram 19,5% , chegando até 20,9% em 2007 e  finalizando 22,2% em 2008.²

Nas atividades do ecoturismo, a caminhada em trilha é a principal prática para interação entre o turista e a natureza. No entanto outras atividades e esportes são frequentemente praticados como a cavalgada, ciclismo, mergulho, arvorismo, parapente, montanhismo, “rafting”, entre outras.



Fonte:
1- http://www.turismo.gov.br
2 - RODRIGUES, Oyama D.  Um modelo de ecoturismo competitivo como contribuição para o desenvolvimento local  - o caso de Paraúna/GO.  
3 - ECOTURISMO - Orientações Básicas -2010 MINISTÉRIO DO TURISMO

Nenhum comentário: