quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Turismo Virtual - Rondônia


O estado de Rondônia segundo o IBGE - 2010 possui 1.562.409 milhões de habitantes, com 52 municípios, dividido numa área de 237.590,864 (km²).

Conforme portal oficial do governo http://www.rondonia.ro.gov.br, Rondônia é o segundo Estado mais jovem do Brasil. O segmento de turismo mais indicado no estado é o ecoturismo. A região é rica em fauna e flora, encantando os visitantes que apreciam o patrimônio histórico e natural.

Os pontos turísticos divulgados também no portal acima citado são o Real Forte, Complexo Ferroviário, Museu de Estrada de Ferro, Três Marias. Vejamos um dos atrativos turístico do estado que merece destaque no cenário do turismo cultural no país:

Estrada de Ferro Madeira Mamoré – Porto Velho

Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – Tombamento - 2006


“A ferrovia foi construída entre 1907 e 1912 pela empresa americana Madeira-Mamoré Railway Company, em concessão do Governo Brasileiro, como parte da negociação diplomática oficializada pelo Tratado de Petrópolis, firmado em 1903 entre o Brasil e a Bolívia, como compensação da área anexada ao Brasil, onde atualmente é o Estado do Acre, que pertencia ao país vizinho. A EFMM serviu para garantir as atuais fronteiras brasileiras na região, e tinha como objetivo transportar a valiosa borracha produzida pela Bolívia, ultrapassando as corredeiras fatais desse trecho do Rio Madeira e seguindo até o Rio Amazonas, e de lá ao Oceano Atlântico.
” ¹

Fonte:



Nenhum comentário: