segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mobilidade urbana e o turismo

A mobilidade urbana é um fator essencial para o turismo. A visitação dos atrativos turísticos pode ser mais ou menos interessante, isso depende do tempo que o turista leva para chegar no destino.


                                                                                                                    Fonte::Unsplash

De acordo com a SEMOB (2005)¹, a mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, tendo em vista a complexidade das atividades econômicas e sociais nela desenvolvidas.

No entanto, o atual o modelo de prestação dos serviços de transporte coletivo em muitas cidades brasileiras e no mundo não atende nem a população local, como poderá oferecer transporte de qualidade para os turistas?


                                                                                                                        Fonte::Unsplash

A mobilidade urbana é obrigação e responsabilidade da administração pública municipal. Por outro lado, a comunidade também precisa fazer a sua parte, deixando claro para os governantes quais são as suas demandas e solicitando ações efetivas da prefeitura.

1 - SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES (SEMOB). Estatuto da mobilidade urbana: texto básico de fundamentação do anteprojeto de lei–Documento para discussão. Brasília (mimeo), 2005

Turismo no Brasil e as Cidades Turísticas

                                                                     O Brasil possui quase 8.000 mil quilômetros de praias e um potencial tu...