segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mobilidade urbana e o turismo

A mobilidade urbana é um fator essencial para o turismo. A visitação dos atrativos turísticos pode ser mais ou menos interessante, isso depende do tempo que o turista leva para o seu deslocamento. 

De acordo com a SEMOB (2005)¹, a mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, tendo em vista a complexidade das atividades econômicas e sociais nela desenvolvidas.

No entanto, o atual o modelo de prestação dos serviços de transporte coletivo, em muitas cidades brasileiras não atende nem a população local, como poderá oferecer transporte de qualidade para os turistas?

Por fim, a obrigação para melhorar a mobilidade urbana dos municípios é responsabilidade da administração pública. Por outro lado, nós também precisamos fazer a nossa parte, deixando claro para os governantes quais são as nossas demandas e solicitando ações efetivas.



1 - SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES (SEMOB). Estatuto da mobilidade urbana: texto básico de fundamentação do anteprojeto de lei–Documento para discussão. Brasília (mimeo), 2005