sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os Fundos de Turismo

Os Fundos do turismo são recursos dos governos que podem ser utilizados para a formulação de planos, ações e projetos de turismo de acordo com a política de cada financiamento. No Brasil existem fundos de turismo nacionais, estaduais e municipais.Outras fontes de financiamento são as fundações, bancos governamentais, instituições não governamentais que oferecem dinheiro para o desenvolvimento do turismo.


               Fonte:Unsplash

Apresentaremos a seguir alguns exemplos de instituições que oferecem recursos para desenvolver a atividade turística no Brasil:

FUNGETUR - Fundo Geral de Turismo - Nacional
Objetivo: desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.

O BNDES - disponibiliza linhas de apoio financeiro adequadas às empresas de todos os portes que atuam na área de comércio e serviços. O objetivo é fomentar, estruturar e acompanhar o desenvolvimento de projetos relativos ao setor, sempre visando ao aumento da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.

FUTUR - FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO
O Fundo Municipal de Turismo - FUTUR foi criado pela lei nº 11.198/92 art. 7º e tem como objetivo principal: captar recursos a serem aplicados na implementação do Plano Municipal de Turismo - PLATUM. O FUTUR é regido pelo COMTUR e suas operações são executadas pela SPTuris que, juntamente com o COMTUR, é responsável pela prestação de contas à Prefeitura do Município de São Paulo.

SEITEC - Santa Catarina - A Gerência de Políticas de Turismo, em cumprimento às políticas estruturantes constantes na atualização da Lei 13.792, vem através deste comunicar que as Instâncias de Governança de Turismo Regional deverão avaliar e recomendar os projetos que serão encaminhados para captação de recursos do FUNTURISMO da cota estadual.


Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul

                    Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul O mundo é um tesouro de culturas distintas e vibrantes, c...