A infraestrutura hoteleira no Brasil ainda não é adequada, um grande número dos hotéis estão sucateados, então poderíamos esperar bons serviços desses estabelecimentos. No entanto, não é o que ocorre, tanto os serviços prestados como as instalações precisam de melhorias.
Nos hotéis de primeira classe o cenário acima apresentado é um pouco diferente, esses estabelecimentos são bem estruturados, revitalizados e organizados, afinal a arquitetura e estética fazem parte do pacote de primeira classe. Nesse tipo de hotelaria, quase tudo é pensado para fazer com que o hóspede visualize e sinta que o lugar é luxuoso. Além disso, uma variedade e exclusividade de serviços são prestados nesses hotéis.
Comparação dos hotéis:
No ano de 2014 foram realizadas visitas nos hotéis Resort Il Campanário (Florianópolis) e Copacabana Palace (Rio de Janeiro). A primeira impressão foi que apesar dos hotéis serem de categorias parecidas, um resort e outro hotel 5 estrelas, o diferencial sempre será a qualidade dos serviços.
No Il Campanário as instalações do resort são satisfatórias, os ambientes sociais são bonitos. Apesar disso, o serviço de estacionamento deixa a desejar, todo o operacional do hotel não ofereceu presteza e hospitalidade, apenas cumpriram suas funções. Ficou evidente que os funcionários necessitam de capacitação, pois o bom atendimento é essencial para que este hotel ofereça a hospedagem que a sua classificação demanda .
No Copacabana Palace a arquitetura é maravilhosa, clássica e moderna ao mesmo tempo. Além disso, existe uma variedade de serviços que são prestados com excelência, a maioria dos funcionários foram prestativos (hospitalidade). Apesar de infraestrutura física deste hotel ser notável, o que mais impressionou foi o atendimento de qualidade.
Portanto, a interdependência entre prestação de serviços e infraestrutura dos hotéis é uma característica da hotelaria, os dois fatores precisam oferecer qualidade para satisfazer as necessidades dos hóspedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário