segunda-feira, 22 de julho de 2013

Tiradentes - Minas Gerais - Brasil



A pequena cidade Tiradentes está localizada no sul do estado de Minas Gerais, possui a população de 6.961pessoas e sua área é de 83,047 km² (IBGE, 2010).

Tiradentes foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Preservando não só seu conjunto arquitetônico como também áreas de seu entorno paisagístico, especialmente a imponente Serra de São José com agradáveis cachoeiras e vegetação remanescente da Mata Atlântica¹.



Os atrativos turísticos estão divididos em três tipos: MONUMENTOS RELIGIOSOS, MONUMENTOS CIVIS e ROTEIRO ECOLÓGICO. O atrativo que merece destaque é a Estação Ferroviária - Maria Fumaça:

A Estação da Estrada de Ferro foi construída no ano de 1880, “em estilo característico da arquitetura da estrada de ferro, com lambrequins e telhas marselhesas, vindas da França. Ainda estão em funcionamento as locomotivas a vapor que datam do início do século XX. A locomotiva, hoje usada apenas para fins turísticos, corre São João del Rei e Tiradentes nos finais de semana e feriados"¹.

O turismo ferroviário é um segmento do turismo cultural que ocupa um espaço importante no mercado turístico nacional. A malha ferroviária é de 30 mil km, em 2013. O Brasil tem hoje 32 trens turísticos em operação, espalhados por 11 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.(MTur) ².

Visite Tiradentes!

Fontes:

Nenhum comentário:

Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul

                    Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul O mundo é um tesouro de culturas distintas e vibrantes, c...