terça-feira, 26 de junho de 2012

Turismo Virtual - Minas Gerais


O estado de Minas Gerais segundo IBGE  (2010), possui 19.597.330 milhões de habitantes, com 853 municípios, divididos numa área de 586.520,368 (km²).

Os destinos turísticos do estado de Minas Gerais estão organizados em "Circuitos Turísticos", atualmente são certificados 42 associações, distribuídas em 10 regiões, vinculadas ao Programa de Regionalização do MTur. As regiões são: CENTRAL, ZONA DA MATA, SUL DE MINAS, TRIÂNGULO MINEIRO, ALTO PARANAÍBA, CENTRO OESTE DE MINAS, NOROESTE DE MINAS, NORTE DE MINAS, VALE DO MUCURI, RIO DOCE.

Os segmentos turísticos em destaques são o Turismo Cultural e o Turismo Rural.  Ainda, as outras opções de segmentos são o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo de Negócios.

Atração Turística do estado:
A Estrada Real  (ER) é um Complexo Turístico de grande atratividade para o turismo cultural de Minas Gerais. A ER foi o antigo caminho, aberto há mais de 300 anos pela Coroa Portuguesa, reconhecida no Brasil e no exterior. Hoje a ER passa por 199 municípios: 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e 09 no Rio de Janeiro. A extensão da ER é  de 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados. Conheça melhor o Destino no

Pesquisa de Turismo:
A Pesquisa de Demanda elaborada pela SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS  do ano de 2011, apontou que a maioria dos turistas que visitaram o estado eram MG, SP e RJ. Sendo que 40% pesquisados disseram o lazer era  a motivação de sua viagem. O tipo de hospedagem em Minas Gerais apresenta dados interessantes no ano de 2012, pois 44% dos turistas ficam hotéis e  41% dos turistas se hospedam na casa de amigos. 

Fonte: 

Nenhum comentário: