Seja muito bem-vindo ao Maranhão!
Vamos aqui falar sobre nossa gastronomia, cultura e crenças.
Então sem mais enrolação, vamos lá.
Quando se falar em culinária maranhense, temos de falar dos três principais povos que contribuíram para a formação da identidade gastronômica local, os índios , os negros e os portugueses.
Embora a cidade de São Luís tenha sido fundada por franceses (a única capital brasileira que não foi fundada por portugueses), não carregamos na nossa cozinha os traços de sua cultura.
• Os índios deixaram de herança as preparações cozidas, moqueadas, assadas, o famoso beiju (tapioca no resto do país), mas o principal ingrediente oriundo deles é a boa e velha farinha de mandioca que os maranhenses consomem a seca e a inigualável farinha d’água.
• Já os africanos contribuíram com a comida mais encorpada e bem temperada, introduziram na culinária maranhense ingredientes como pimenta malagueta, azeite de dendê, as técnicas de fritura de peixe e camarão, o principal prato que pode ser observado é a peixada maranhense.
• Portugueses se encarregaram de trazer a melhor e mais reconhecida doçaria do mundo, o Maranhão tem doces espetaculares que usam ingredientes encontrados na região como doce de buriti, bombom de bacuri e cupuaçu.
A culinária maranhense gira muito entorno das suas festas populares, as principais delas são os Festejos Juninos, onde toda a capital vira um enorme arraial e pode ser vivida a cultura do bumba-meu-boi, e a festa do divino Espírito Santo que ocorre no dia de pentecostes que é um espetáculo a parte.
Chegando na capital tu tens de experimentar o prato típico, que é composto por peixe frito, arroz de cuxá ou torta de camarão com Maria Isabel e cuxá (batido feito de vinagreira, camarão seco, farinha de gergelim torrado).
O Maranhão é um do estado que tem uma variedade de biomas incríveis os principais são litoral, mangue, pré-amazônia, cocais e cerrado o que possibilita ter a sua disposição as mais variadas matérias-primas.
Quando falamos no território maranhense ele é rasgado por rios sendo os quatro principais Itapecuru, Mearim, Pindaré e Munim. O território maranhense não encosta em nenhum outro estado brasileiro pois limita-se pelos rios Tocantins e Parnaíba.
No interior do estado a cozinha baseia muito nas verduras cultivadas para subsistência, e tudo que a natureza oferta com grande fartura.
O Maranhão é um estado maravilhoso não perca tempo e vem conhecer!
Texto: Chefe Rivadal Silva
Instagram: @cozinhacomriva
@darithgastronomia
Dica de Restaurante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário