A Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou no seu site oficial alguns cuidados que os turistas devem ter ao viajar durante a pandemia do Covid-19. O risco de contaminação é alto em aeronaves, principalmente porque existe dificuldade em praticar o distanciamento social no avião e, porque o transporte de passageiros ocorre em um ambiente fechado.
A contaminação na aeronave tem mais probabilidade de acontecer por doenças respiratórias, isso quer dizer que o vírus pode ser transmitido por gotículas de salivas que ficam no ar (a chamada transmissão direta) segundo a pesquisa realizada pela Universidade de Emory e a opinião dos profissionais da Poli-USP*.
A indicação da ANAC é que o passageiro fique atendo a quatro etapas da viagem:
A primeira fase seria o que a agência chamou de “Se preparando para viajar”, nela estão descritas que: o usuário deve usar máscara, o check-in deve ser feito preferencialmente pela internet e por fim que álcool em gel seja utilizado (na bagagem de mão é limitado 500ml para viagens nacionais).
Na segunda fase, “No aeroporto” é recomendado que os funcionários utilizem EPIs o Equipamento de Proteção Individual. Além disso, a higienização das mãos precisa ser feita sempre que possível. A prática do distanciamento social não pode ser esquecida em nenhum momento no aeroporto. Por último, o cuidado com a higienização do aeroporto e com o banheiro do aeroporto devem estar em primeiro lugar.
A terceira etapa foi denominada “Na aeronave”, onde a ANAC afirma que existe a segurança do ar a bordo, o sistema de filtragem renova o ar a cada 3 minutos. No entanto, o passageiro deve fazer uso da máscara de proteção até chegar no seu destino final. O cuidado com o desembarque pode reduzir os riscos de contaminação, neste sentido o turista deve aguardar sentado e esperar a autorização para sair do avião. Outra ação que deve ser realizada pelas as empresas aéreas de maneira mais minuciosa neste momento de Covid-19 é a higienização da aeronave, os cuidados adicionais com o serviço de bordo também precisam ser lembrados.
“Ao desembarcar” é a quarta e última fase, na saída a regra geral é evitar aglomerações, o passageiro deve manter o distanciamento social quando for retirar as bagagens. Muitas famílias têm o hábito ir ao aeroporto dar boas vindas ao familiar, mas neste momento de pandemia é importante pedir para que as pessoas não façam isso, uma pessoa é o suficiente.
Fonte: https://www.anac.gov.br/coronavirus/passageiros/cuidados-ao-viajar
*Fonte: O coronavírus e o risco de viajar de avião
https://revistapesquisa.fapesp.br/o-risco-esta-no-vizinho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário