quarta-feira, 19 de março de 2014

Hotéis de primeira classe no Brasil - Il Campanário x Copacabana Palace





                                         


A infraestrutura hoteleira no Brasil ainda não é adequada, um grande número  dos hotéis estão sucateados, então poderiamos esperar bons serviços desses estabelecimentos. No entanto, não é o que ocorre, tanto os serviços prestados  como as  instalações carecem de melhorias.

Nos hotéis de primeira classe o cenário acima apresentado é um pouco diferente, esses estabelecimentos são bem estruturados, revitalizados e organizados, afinal a arquitetura e estética fazem parte do pacote de primeira classe. Nesse tipo de hotelaria, quase tudo é pensado para fazer com que o hóspede visualize e sinta que o lugar é luxuoso. Além disso, uma variedade e exclusividade de serviços são prestados nesses hotéis.

Comparação dos hotéis:

No ano de 2014 foram realizadas visitas nos hotéis Resort Il Campanário (Florianópolis) e Copacabana Palace (Rio de Janeiro). A primeira impressão foi  que apesar dos hotéis serem de categorias parecidas, um resort e outro hotel 5 estrelas,  o diferencial sempre será a qualidade dos serviços.

No Il Campanário as instalações do resort são satisfatórias, os ambientes sociais são bonitos. Apesar disso, o serviço de estacionamento deixa a desejar, todo o operacional do hotel não ofereceu presteza e hospitalidade, apenas cumpriram suas funções. Ficou evidente que os funcionários necessitam de capacitação, pois o bom atendimento é essencial para que este hotel ofereça a hospedagem que a sua classificação demanda .

No Copacabana Palace a arquitetura é maravilhosa, clássica e moderna ao mesmo tempo. Além disso, existe uma variedade de serviços que são prestados com excelência, a maioria dos funcionários foram prestativos (hospitalidade).  Apesar de infraestrutura física deste hotel ser notável, o que mais impressionou foi o atendimento de qualidade.

Portanto, a interdependência entre prestação de serviços e infraestrutura dos hotéis é fundamental na hotelaria, os dois fatores precisam oferecer qualidade para satisfazer as necessidades dos hóspedes.

Nenhum comentário: