domingo, 15 de setembro de 2013

A falta de qualidade na prestação de serviços turísticos no Brasil



                                                                             Lagoa da Conceição - Florianópolis

Os serviços turísticos são serviços prestados pela hotelaria, agência de viagens e transportes. No entanto, existe uma variedade de outros serviços que estão interligados diretamente na atividade turística.

Neste sentido, a qualidade dos serviços é um fator fundamental para o bom desenvolvimento do turismo. A qualidade dos serviços conforme Kotler (1998), é relativo aos seguintes fatores: confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, empatia, tangibilidade.

Dos fatores acima citados o único que necessita de maiores explicação é o último fator, a tangibilidade, que, de acordo com Kotler (1998), representa “a aparência das instalações físicas, equipamentos, funcionários e materiais de comunicação”.

Os especialistas, professores de universidade e consultores do Brasil discursam demasiadamente sobre várias ferramentas e metodologias para gerar qualidade nas empresas. Contraditoriamente, não incentivam a reflexão sobre investimentos das empresas em capacitação e educação.

O problema na prestação de serviços turísticos no Brasil inicia através das ineficientes políticas públicas sobre a educação e turismo no país, passa pelas dificuldades do desenvolvimento do setor turístico e a questão sazonal do turismo interno e termina com a pouca conscientização das possibilidades econômicas e sociais que o turismo ocasiona.



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