domingo, 2 de junho de 2013

Trancoso - Bahia

A Vila de Trancoso está localizada no litoral de Bahia, distrito do município de Porto Seguro. A população de Porto Seguro segundo IBGE (2010), é de 126.929mil pessoas. Trancoso é um vilarejo simples e inesquecível,  está a 26 de quilômetros de Porto Seguro.

A Vila de Trancoso pode ser considerado um atrativo turístico cultural do país apenas por manter-se até hoje como uma das últimas regiões originais das primeiras povoações do Brasil. Conforme o site http://bahia.com.br/cidades/trancoso-porto-seguro:

“A aldeia de São João Batista dos Índios, atual Trancoso, foi fundada com a finalidade de defender a região dos contrabandistas de pau-brasil, que chegavam pelo litoral. Atualmente, cerca de 500 anos depois, a vila assiste à chegada de novos desbravadores. Só que, desta vez, são turistas de todo o mundo, que buscam sol, mar, tranqüilidade e muita história.”

O local  ja está consolidado como região turística, analise a Demanda Turística de Porto Seguro.

O Turismo da Vila começou segundo Silva (2006, p. 56):
A comunidade de Trancoso, na década de 70, passou a receber visitantes, em sua maioria hippies, que procuravam no litoral brasileiro, comunidades isoladas e com um modo de vida simples. Com o decorrer dos anos, a divulgação foi aumentando por intermédio das descrições daqueles que estiveram em Trancoso, atraindo novos visitantes.”

Principais atrativos:
Turismo religioso; Quadrado Histórico (Praça São João Batista); Igreja São João Batista; Artesanato; Praias.



Fonte:
LEONARDO THOMPSON DA SILVA - CULTURA, TURISMO E IDENTIDADE LOCAL: impactos socioculturais sobre a comunidade receptora de turismo –  Trancoso, Porto Seguro, Bahia

Venda On-Line:
Livro Mu-dança - https://www.amazon.com/dp/1520808917/ref=rdr_ext_tmb

Nenhum comentário: