quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Turismo e o Transporte Coletivo no Brasil


O transporte público de qualidade é um dos principais serviços da infraestrutura pública para o sucesso da atividade turística. O ideal seria que diversas modalidades de transportes fossem interligadas, tais como, o transporte aéreo, rodoviário e marítimo.

O deslocamento do turista, em muitos casos, depende do transporte coletivo. Segundo o MTur (2007), “transporte é um componente essencial  da atividade turística, que tem no deslocamento do consumidor a sua própria definição”.

No Brasil o transporte público não atende sua população. Então: como oferecer transporte coletivo de qualidade para o turista?

No artigo intitulado “A utilização do transporte coletivo pelo turista em Curitiba” de (Fernandes, Souza e Tonon - 2012) foi esclarecido que  - A Rede Integrada de Transporte Público, possui linhas de transportes caracterizadas por um sistema de gestão e execução elaborado conforme estudos técnicos e científicos, baseados na demanda e nas características de cada linha, melhorando assim a mobilidade urbana. Outro fator mencionado pelos autores é o sistema de informação de linhas e horários, utilizados inclusive pelo plano de deslocamento na França, viabilizando o fluxo nas cidades.
  
Por fim, não podemos deixar de cobrar dos governos e gestores municipais melhores soluções para a mobilidade urbana das cidades, buscando qualidade de vida para todos.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano nacional de turismo 2007/2010: uma viagem de inclusão. Brasília, 2007. 83p.

Nenhum comentário: