quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alta Temporada e Sazonalidade do Turismo no Brasil


A sazonalidade Turística segundo Cunha (1997) pode ser definida pela distribuição da procura por destinos turísticos, ao longo do ano, de forma desigual, provocando uma concentração em alguns meses mais do que outros, e deriva de fatores climáticos, geográficos, demográficos, econômicos e psicossociais.

O tempo é o principal fator da sazonalidade, ou seja, um espaço de tempo relacionado com outras varáveis determina a sazonalidade das regiões. No Brasil considerando o turismo doméstico, as variáveis que mais causam o fator sazonal do turismo são: as férias escolares, férias dos trabalhadores, poder aquisitivo (MOTA, 2001).

Vejamos alguns períodos de sazonalidade no país. Na cidade de Salvador o ponto alto da temporada turística ocorre entre os meses de dezembro ao final de fevereiro, quando acontece o carnaval segundo o site (salvadorbahiabrasil). Já para conhecer o Pantanal, o período de sazonalidade está relacionado com as características naturais, no período conhecido por vazante, de abril a junho, é a melhor época para visitar o local, quando os animais começam a sair das regiões mais altas e as aves se concentram em torno dos lagos, conforme o site (pantanal.atspace). No sul do Brasil, em Santa Catarina, a sazonalidade está fundamentada em fatores culturais. No mês de outubro, no Vale do Itajaí, lá são realizadas inúmeras festas típicas alemãs. Outro exemplo psicossocial da sazonalidade turística é o Festival Folclórico de Parintins, realizado  no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival foi inspirado em lendas de pajelanças indígenas de várias tribos, e costumes caboclos da Amazônia, publicado no site (parintins).

                

Os fatores negativos da sazonalidade podem ser entendidos na citação de Lage e Milone (2000), a sazonalidade é uma concentração dos fluxos turísticos em períodos curtos do ano, esta sobrecarga, muitas vezes, exaure os recursos físicos e sociais nas áreas de destino e, por outro, situações de grande procura que geram ineficiência na atividade turística.
  
O principal fator positivo da sazonalidade turística é a recuperação dos destinos turísticos. O tempo que as regiões não são visitadas é fundamental para reorganização social e revitalização física dos espaços, exageradamente visitados na alta temporada.
  
Na conclusão do artigo publicado por Miguel BAHL, intitulado - SAZONALIDADE DO TURISMO NO MUNICÍPIO DEGUARATUBA, PARANÁ, BRASIL - foi verificado dois fatores que podem minimizar a sazonalidade: o planejamento turístico e a gestão dos destinos turísticos. O planejamento pode administrar a demanda e selecionar o público alvo, quanto à gestão turística, esta pode garantir a qualidade dos serviços prestados para o turismo local.

  
CUNHA, Licínio, Economia e política do turismo. 3 ed. Lisboa: Mcgrawhill,1997
LAGE, H. G.; MILONE, P. C. (Org). Turismo – teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000, p. 117-13.
MOTA, K. C. N. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.
Fotos: google imagens (Pantanal e Parintins)

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