segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Turismo e Gestão do Conhecimento

No mundo globalizado o conhecimento está se tornando o principal meio de produção. Desta forma, os setores que investirem em capital intelectual e conhecimento serão os mais bem sucedidos do mercado mundial.

Neste sentido, o setor turístico precisa de muitas mudanças na área de gestão para obter competitividade, uma estratégia para isso seria o uso da gestão do conhecimento. Para O´Leary (1998, p.34)¹, “gestão do conhecimento significa o gerenciamento formal do conhecimento para facilitar a criação, o acesso e a reutilização do conhecimento, geralmente com a utilização de tecnologia da informação”.

A aplicação da gestão do conhecimento no setor de o turismo possibilita que as empresas de turismo sejam mais rentáveis, eficientes e competitivas, atuando de maneira mais inteligente. (Cooper)²

Atualmente não existe muitas pesquisas sobre Gestão do Conhecimento e turismo, essa situação precisa ser modificada.

 No mercado de  hotéis a concorrência está aumentando, os clientes estão cada dia mais exigentes e solicitando as melhores ofertas, se possível com produtos e serviços ecologicamente corretos. Assim, para os administradores e empregados na hoteleira, torna-se uma questão de sobrevivência a compreensão de todos os elementos do negócio, tendências de mercados e mudanças nas preferências dos clientes, estes elementos podem ser catalisados pela gestão do conhecimento. (HALLIN E MANBURG, 2007)³. 

Fonte:
1 - O`LEARY, Z. The essential guide to doing research. Sage Publications: London, 1998.
3 - Hallin, C. A; Marnburg, E. Knowledge management in the hospitality industry: A review of empirical research. Revita - Tourism Management.  Disponível em: <http://cskku.khonkaenhospital.org/homework/ke/paper/knowledge%20management%20in%20the%20hospitality%20industry.pdf> Acesso em: 10/2013.



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