domingo, 15 de setembro de 2013

A problemática da qualidade na prestação de serviços turísticos no Brasil



Os principais serviços turísticos são executados pela hotelaria, agência de viagens e empresas de transportes. No entanto, existe uma variedade de outros serviços que estão interligados diretamente às questões turísticas.

Neste sentido, a qualidade dos serviços é um fator fundamental para o  desenvolvimento do turismo. A qualidade dos serviços conforme Kotler (1998), é relativo aos seguintes fatores: confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, empatia, tangibilidade.

Dos fatores acima citados o único que necessita de maiores explicação é a tangibilidade, que de acordo com Kotler (1998), representa “a aparência das instalações físicas, equipamentos, funcionários e materiais de comunicação”.

Os especialistas, professores de universidade e consultores do Brasil discutem demasiadamente sobre ferramentas e metodologias para gerar qualidade nas empresas. Por outro lado, as reflexões e execução sobre capacitação turística fica em segundo plano.

A responsabilidade pela problemática da prestação de serviços turísticos no Brasil não é apenas das políticas públicas ineficazes do país,  ela também esta relacionada com a falta de interesse dos empresários do setor turístico, que não investem de maneira adequada no setor. 


                                         


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