O desenvolvimento e a consolidação do
turismo nas regiões turísticas dependem das articulações entre os envolvidos
com a atividade. As parcerias entre governo, trade turístico,
empresas privadas de diversos setores e comunidade são essenciais para o
crescimento do setor.
Os benefícios sociais do turismo podem ser atingidos através de diversas ações, podemos destacar a elaboração de plano de turismo, plano de
marketing, acordos com a comunidade, inovações dos atrativos
turísticos, geração de renda para os moradores locais, capacitação voltada a atividade turística, apoio para que o turista
visite e utilize o comércio e os serviços locais.
A satisfação e os lucros resultantes do turismo
são facilmente divididos, quando é possível discutir e chegar a um consenso. Isto ocorre mediante políticas voltadas para o turismo, convênios entre o setor privado e governo,
criação de associações e instituições que representem e defendam as prioridades e
necessidades da comunidade. A articulação e o diálogo entre estes atores necessitam ser aberto, com duas diretrizes a econômica e social.
Por fim, todas as articulações do turismo possui o objetivo final de gerar os seguintes benefícios:
• Redução do desemprego;
• Distribuição efetiva da renda;
• Geração de divisas;
• Aumento na arrecadação de impostos;
• Atração de investimento externo;
• Melhoria da infra-estrutura de
apoio ao turismo, beneficiando também
os residentes;
• Preservação dos patrimônios
naturais e culturais;
• Melhoria na qualidade de vida da
população local
GUIA PR, (2008).
1 - Fonte:
http://www.turismo.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/programas/Orientacao_para_Gestao_Municipal_do_Turismo.pdf
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