sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Turismo e Meio Ambiente - Área Preservação Ambiental


O profissional do setor turístico precisa estar interessado na proteção e preservação do meio ambiente, porque para o desenvolvimento turismo existe a condição de interdependência entre atividade turística e natureza.

No Brasil estão abertos para visitação inúmeros parques que são denominados Área de Preservação Permanente - APP. Alguns deles são internacionalmente conhecidos, tais como, os Lençóis Maranhenses, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional de São Joaquim, Fernando de Noronha.

Conforme a LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012 - Art. 3° “APP é  área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”

A responsabilidade de preservar o meio ambiente é de todos. Nos parques nacionais APP onde ocorre a atividade turística, o mais importante é a preservação e conservação. A visitação dos turistas nas regiões precisa ser benéfica. Neste sentido, calcular o impacto ambiental dos visitantes através de uma metodologia é fundamental. Um dos métodos é a - Capacidade de carga - “o número máximo de visitantes por dia/ mês/ ano que uma área pode suportar antes que ocorram alterações no meio físico e social (Boo, 1990)”¹, essa ação pode dar continuidade da atividade turística sustentável nos parques preservados.

1 - BOO, E. Ecoturismo: potenciales y escollos. Washington, D.C: WWF/Conservation
Foundation, 1990.

Nenhum comentário: