segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Turismo Rural e Desenvolvimento Regional

O turismo rural é uma atividade que pode auxiliar no desenvolvimento regional do interior do Brasil. Além disso, esse tipo de turismo poderia incrementar as opções de destinos turísticos no país.

Fonte:Unsplash


Segundo o MTur (2008), O turismo rural  é considerado um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometida com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio natural e cultural da comunidade.

Fonte:Unsplash

Conforme Silva  et al. (1997), o turismo em áreas rurais no Brasil é visto como fonte adicional de geração de emprego e renda para famílias residentes no campo, à medida que vem decaindo a ocupação e as rendas provenientes das atividades agropecuárias.

O turismo rural pode gerar revalorização do modo de vida e o surgimento de novas funções econômicas, sociais e ambientais para o espaço rural. Pode ocorrer nas regiões dos destinos rurais à valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, a atração de investimentos públicos e privados (MTur, 2008).

Já para Freitas (2003), o turismo rural deve ser encarado como uma atividade complementar na economia rural, inserida de forma harmoniosa com as demais atividades existentes, assim é necessário que a implantação se dê de forma sustentável, seguindo certas diretrizes e estratégias de um planejamento integrado.

O turismo provocará impactos positivos e negativos no ambiente, tendo em vista a complexidade das reações de interdependência entre seus elementos. Os efeitos desses impactos ocorrerão no tempo e no espaço, envolvendo o homem, a sociedade e o entorno natural (FERRETTI, 2002).

De acordo com Ruschmann (1997 p.34), conceitua “os impactos do turismo referem-se a gama de modificações ou à seqüência de eventos provocados pelo processo de desenvolvimento turístico nas localidades receptoras”.

A falta de controle e monitoramento nas localidades turísticas são os principais motivos de degradação ambiental, a escassa legislação na área e a falta de fiscalização são fatores de risco para a construção do turismo sustentável segundo (Swarbrooke, 2000).

Portanto, para a execução do turismo rural e o desenvolvimento rural, a criação de políticas públicas  planejamento e monitoramento da atividade é fundamental para mitigar os impactos do turismo. Além disso, são necessárias a utilização de metodologias para o controle da atividade nos espaços rurais.


Referências Bibliográficas
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. 
FERRETTI, E.  R. Turismo e meio ambiente. 1ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2002.
MTur, Ministério do Turismo. Turismo Rural: Orientações Básicas 2008. Disponível <
RUSCHMANN. D, Turismo e Planejamento Sustentável.Campinas, SP: Papirus, 1997.
SWARBROOKE, J. Turismo sustentável: turismo cultural, ecoturismo e ética. São Paulo: Aleph, 2000.
SILVA, José Graziano da; GROSSI, Mauro Eduardo Dcl. Evolução da renda nas famílias agrícolas e rurais: Brasil, 1992/97. Reunião anual da Anpec, Belém do Pará, 1999.Disponível em: <3 co.unicamp.br/publicações>, acesso maio de 2011.

Turismo no Brasil e as Cidades Turísticas

                                                                     O Brasil possui quase 8.000 mil quilômetros de praias e um potencial tu...