Fonte: Unsplash
A maioria esmagadora das vendas de produtos turísticos é definida no primeiro contato do cliente com a agência. E este primeiro contato é feito, com frequência, pelo telefone. Ou seja, o atendimento telefônico é fundamental para se tornar um campeão de vendas no turismo.
Para prestar um atendimento telefônico de qualidade é importante observar algumas dicas fundamentais. Em primeiro lugar, adote uma saudação campeã de vendas.Toda a equipe deve se conscientizar da importância de utilizar uma saudação vendedora. Grandes empresas adotam este modelo e seu cliente espera isso do agente de viagens dele.
Adote um modelo padrão de saudação em sua empresa. O meu preferido é simples, direto e eficiente. Inclui três informações fundamentais: <nome da empresa>, <nome do vendedor>, bom/boa dia/tarde/noite. Simples assim: Turismo Viagens, Mario Linhares, bom dia.
Sua postura ao atender o telefone deve ser vibrante: você está feliz por falar com seu cliente, a ligação dele foi o melhor fato do dia. Demonstre isso. Sorria ao falar ao telefone: pode ter certeza que as pessoas à sua volta e seu interlocutor perceberão este pequeno detalhe e a conversa ficará naturalmente mais agradável.
Lembre-se que muitas vezes este é o primeiro contato que o cliente tem com a empresa e a mensagem subliminar transmitida deve ser de eficiência e excelência. Ele ligou para uma agência sólida, confiável e que vai realizar o sonho dele.
Muito importante: após atender o telefone espere dois ou três segundos antes de fazer a saudação: muitas linhas telefônicas tem um retardo de sinais, popularmente conhecido como delay, que inviabiliza a compreensão das primeiras palavras de uma saudação. Além disso, esta pausa curta ajuda o vendedor a se desligar de tudo a sua volta e focar no cliente, adotando ritmo e entonação ideais para o atendimento.
Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br
Fonte: LINHARES, Mario. O Campeão de Vendas de Turismo. Rio de Janeiro:
M2R Editora, 2011.
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