quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Guest Post - Atendimento Telefônico - Mario Linhares

Fonte: Unsplash

A maioria esmagadora das vendas de produtos turísticos é definida no primeiro contato do cliente com a agência. E este primeiro contato é feito, com frequência, pelo telefone. Ou seja, o atendimento telefônico é fundamental para se tornar um campeão de vendas no turismo.

Para prestar um atendimento telefônico de qualidade é importante observar algumas dicas fundamentais. Em primeiro lugar, adote uma saudação campeã de vendas.Toda a equipe deve se conscientizar da importância de utilizar uma saudação vendedora. Grandes empresas adotam este modelo e seu cliente espera isso do agente de viagens dele.

Adote um modelo padrão de saudação em sua empresa. O meu preferido é simples, direto e eficiente. Inclui três informações fundamentais: <nome da empresa>, <nome do vendedor>, bom/boa dia/tarde/noite. Simples assim: Turismo Viagens, Mario Linhares, bom dia.

Sua postura ao atender o telefone deve ser vibrante: você está feliz  por falar com seu cliente, a ligação dele foi o melhor fato do dia.  Demonstre isso. Sorria ao falar ao telefone: pode ter certeza que as pessoas à sua volta e seu interlocutor perceberão este pequeno detalhe e a conversa ficará naturalmente mais agradável.

Lembre-se que muitas vezes este é o primeiro contato que o cliente tem com a empresa e a mensagem subliminar transmitida deve ser de eficiência e excelência. Ele ligou para uma agência sólida, confiável e que vai realizar o sonho dele.

Muito importante: após atender o telefone espere dois ou três segundos  antes de fazer a saudação: muitas linhas telefônicas tem um retardo de  sinais, popularmente conhecido como delay, que inviabiliza a compreensão  das primeiras palavras de uma saudação. Além disso, esta pausa curta  ajuda o vendedor a se desligar de tudo a sua volta e focar no cliente, adotando ritmo e entonação ideais para o atendimento.

Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br

Fonte: LINHARES, Mario. O Campeão de Vendas de Turismo. Rio de Janeiro:
M2R Editora, 2011.

*

Nenhum comentário:

Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul

                    Explorando a Diversidade Cultural: Rio de Janeiro e Istambul O mundo é um tesouro de culturas distintas e vibrantes, c...