segunda-feira, 5 de maio de 2014

Concierge - Profissional do Turismo


A informação na atividade turística é um elemento essencial para a operacionalização do setor. Nesse sentido,  o turismo necessita de profissionais competentes que possam utilizar e oferecer informações fidedignas.

O concierge segundo a Ministério do Trabalho e Emprego - Brasil  na Classificação Brasileira de Ocupações está inserido na categoria recepcionista:

4221 - 20 - Recepcionista de hotel - Guest relations, Recepcionista caixa, Recepcionista concierge.

Descrição Sumária:
Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hotéis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos; marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes; averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados; agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares; observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas; fecham contas e estadas de clientes. organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Diante disso, o bom concierge é aquele disposto em atender bem o turista.  Prestando um serviço de qualidade com informações relevantes e respondendo de maneira eficaz as necessidades dos visitantes. 

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