quarta-feira, 10 de julho de 2013

Serviços Turísticos

As empresas de serviços, em 1986, tiveram um lucro agregado de 8%, enquanto as maiores empresas do EUA lucraram apenas 6,6% (Karl Albrech, 1988). Foi na década de 80 portanto que a empresas de serviços ganharam o mercado.

Para o setor turístico o serviço prestado é parte do produto turístico. No turismo o momento da verdade, conforme Karl Albrecht “qualquer episódio no qual o cliente entra em contato com a organização e recebe uma impressão dos seus serviços” pode definir o sucesso da viagem.

De acordo com Mário Beni (1997, p.329) “ EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS:
Representam o conjunto de edificações, de instalações e de serviços indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os meios de hospedagem, os serviços de alimentação, o entretenimento e diversão, o agenciamento, os transportes, a locação de veículos, os eventos, os guias, a informação e outros serviços turísticos.”

As características dos serviços turísticos foram devidamente descritas na tese de Leilianne Silva (2007): intangível, inseparável, perecível, sazonal, estático, interdependente, heterogêneo.


Por fim, a qualidade dos serviços turísticos precisa ser constantemente reavaliada. Ainda, para enfrentar a competitividade, inovações de produtos e serviços no setor turístico devem aocorrer periodicamente.

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