quarta-feira, 20 de março de 2013

Brasil - Segurança e Turismo

A segurança é um requisito interligado ao sistema turístico e um fator decisivo para a imagem dos destinos turísticos. O turista observa a sensação de segurança quando visita os atrativos turísticos, o comportamento de tranquilidade das pessoas é visível quando se sentem seguras.

A segurança está vinculada desde primórdios ao turismo:¹
Outros fatores que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no século XIX foram: a segurança, propiciada pelo estabelecimento da polícia regular; a salubridade, pelo tratamento das águas e instalação de esgotos em várias cidades europeias; a redução do número de analfabetos, que elevou o número de leitores de jornais e permitiu acesso à informação e estimulou o interesse por viajar (ANDRADE, 1998).

No documento denominado Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 do PNUD foi publicado uma tabela – Integração Social – nesta o item Percepção de Segurança, o Brasil recebeu a nota 40, sendo que muitos países da Europa chegaram a nota máxima de 88. Ainda, muitos países da América Latina receberam a notas acima de 45.

Segundo o mesmo documento do PNUD citado acima (2013),  “É preciso que as perspectivas sobre a segurança abandonem uma ênfase errônea colocada na força militar em benefício de um conceito equilibrado centrado nas pessoas. Os progressos nesta mudança podem, em parte, ser recolhidos a partir de estatísticas sobre a criminalidade, especialmente homicídios, e as despesas militares.” 

Vejamos os homicídios no Brasil:



Apesar de não parecer adequado que um site de turismo divulgue dados sobre a insegurança do Brasil, este post quer demonstrar que não é só de eventos internacionais que o turismo sobrevive. A atividade turística do Brasil carece de um planejamento turístico sério, com metas claras e atingíveis. Não pensando apenas em meia dúzia de redes hoteleiras e algumas cidades (dentro do imenso universo que temos  5.000 mil municípios do país).  Um plano onde os recursos do turismo fomente o turismo, e ações voltadas para o turismo com parcerias entre os ministérios. Neste tema: Ministério da Justiça, #fica a dica.




Fonte:
1 - http://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=311
2 - Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 - PNUD


Nenhum comentário: