segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hospedagem Familiar - Paranaguá


A hospedagem familiar nos destinos turístico em que a rede hoteleira não atende suficientemente aos turistas é uma opção viável. Esta situação vem ocorrendo na cidade de Paranaguá.

O poder público através da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, identificou a necessidade de aumentar o número de leitos para atender a demanda do município e criou o “Projeto Hospedagem Familiar”.

O Projeto consiste em elaborar uma rede de casas de famílias que oferecem suas casas para hospedar turistas, uma pequena adaptação nacional para o sistema bed and breakfast, onde o visitante se hospeda na casa de um habitante local que será seu anfitrião, tendo como outro modelo de parâmetro o sistema brasileiro cama e café.

A classificação Cama e Café do Ministério do Turismo consiste em: “hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.”

Apesar de o Projeto Hospedagem Familiar necessitar de adequações, parece ser uma ótima iniciativa para outros municípios do Brasil. A parceria formada entre setor público, setor turístico e comunidade é uma fórmula perfeita para o desenvolvimento do turismo e fundamental para a credibilidade dos projetos.

Maiores informações são encontradas no site http://www.fumtur.com.br, na página estão cadastradas no site 7 residências  com as especificações da hospedagem. Os dirigentes e gestores do município deram um bom exemplo com o projeto, merecem nossas congratulações.

Nenhum comentário: