sábado, 2 de fevereiro de 2013

Formação de Redes - Regionalização


O Ministério do Turismo objetiva a regionalização dos destinos turísticos, isso significa, agrupar municípios com relativa proximidade e similaridades. Através dessa ação, pretende construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. Promovendo a integração e cooperação intersetorial, com vistas à sinergia na atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade turística de uma determinada localidade.¹

Para concretizar tal objetivo o programa sistematizou uma série de módulos: 1 - Sensibilização, 2 - Mobilização, 3 - Instância de Governança, 4 - Elaboração de Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional,  Matriz de Sistematização de Informações, Matriz de Sistematização de Informações, 5 - Implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional, 6 - Sistema de informações Turísticas do Programa, 7 - Roteirização Turística, 8 - Promoção e Apoio à Comercialização, 9 - Sistema de Monitoria e Avaliação do Programa, Ação Municipal para a Regionalização do Turismo, Formação de Redes,Turismo e Sustentabilidade.²

O tema deste post é a ação fundamental de "Formação de Redes", nesse módulo está descrito  muitas dicas de como trabalhar em rede para fomentar o turismo de uma região.  Iniciamos com a definição de rede: “Rede é uma forma de articulação que permite a distintos indivíduos trabalhar em conjunto e de modo organizado.”³

A seguir vejamos quais as decisões que precisam ser tomadas pra a Formação de Redes no Turismo: Reunião dos participantes, Definição do propósito, Pactuação entre os participantes e elaboração do projeto da Rede, Planejamento e organização das ações, Circulação de informações, Animação do trabalho em Rede, Monitoria e avaliação da Rede.³

As redes sociais no momento atual é um grande facilitador na “Circulação de Informações” no processo de formação de redes. Principalmente na divulgação dos acordos, formatação de parcerias, divulgação de eventos, relacionamento dos colaboradores da rede e promoção dos destinos.

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