terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Qualidade do Turismo Nacional


A satisfação do cliente no setor turístico é um desafio para as localidades. O turismo pode ser definido por diversos autores como um sistema, atividade, setor e até mesmo como um fenômeno, assim, fica complexo que o “todo” funcione sem nenhum erro.

O que qualidade do turismo?
“O resultado do processo que implica a satisfação com todos os produtos autênticos e serviços necessários, exigências e expectativas dos clientes, a um  preço aceitável, que esteja em conformidade com os determinantes subjacentes à qualidade, como a proteção e segurança, higiene, acessibilidade, transparência, autenticidade e harmonia com as atividades de turismo relacionadas com as pessoas e com a paisagem natural.” (OMT, 2003)²

O consumo do produto turístico são experiências vividas. O tempo no turismo deveria ser visto de outra forma por todo o trade turístico. Quando esperamos por 30 minutos um taxi, no destino que estamos visitando, não foram 30 minutos que perdemos, foi um lugar que não visitamos, foi algo divertido e diferente que não fizemos, algo não vivido...

O atendimento de qualidade é um assunto muito abordado, quando falamos na qualidade do turismo. No entanto, outro foco deve ser lembrado “A Solução de Problemas”. O turista não precisa apenas de cortesia, simpatia e educação quando o conflito ocorre, ele necessita que o seu problema seja resolvido de maneira eficaz. Na disciplina de administração existem algumas ferramentas interessantes para a capacitação dos profissionais, vejamos a GUT - gravidade, urgência e tendência - onde o objetivo é ordenar a importância das ações considerando a gravidade, escolhendo a menos prejudicial. ³

A palavra qualidade esta vinculada a ideia de atender um padrão mínimo. Muitas vezes, por diversos problemas estruturais e de serviços do turismo brasileiro, isto não é possível, porém a tentativa eficiente de buscar a satisfação do cliente pode ser um ótimo caminho.


2 - Dissertação de Mestrado - José Luís Gonçalves de Barros
3 - FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEU USO NAS SOLUÇÕES DEPROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO - Gina Carla Carvalh, Isadora Ewerton Mendonça, Késia Cristine Martins Pereira.

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