segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Conceito de Produto Turístico


No setor turístico o conceito de produto é fundamental para o sucesso da empresa.  A definição clara e precisa do que a empresa esta oferecendo gera uma grande expectativa no turista consumidor, quanto esta não é atendida, gera insatisfação.

O conceito de Produto segundo Kotler (1993), “é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, utilização ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade, incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e ideias”.

O “Case” mais conhecido no turismo é o Folder do Hotel e a Home Page, alguns hotéis dimensionam o produto quando executam o marketing. Apresentam fotos e detalhamentos que geralmente não são atendidos quando os turistas chegam ao local. As informações com dados específicos como: tamanho, quantidade de serviços, horários de atendimento e toda a descrição possível são dados mais confiáveis quando falamos do produto turístico “Hotel”.

Considerando as características dos serviços (maioria dos produtos oferecidos no turismo) a intangibilidade, inseparabilidade, perecibilidade, variabilidade, na conceituação do produto seja ele pacote turístico, hospedagem ou passagem de avião o foco nos clientes e empregados deve ser mantido sempre. ¹

Conceituar os produtos turísticos é uma ação de respeito ao consumidor. A formatação dos produtos facilita a escolha do turista, porque ele vai saber o que esta comprando, ficando satisfeito pois conseguirá mensurar custo/benefício. Como descreve Kotler (1998, p.34),² “o conceito de produto assume que os consumidores favorecerão aqueles produtos que oferecem mais qualidade, desempenho ou características inovadoras.”

2 -  http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHTYAK/relacionamento-com-clientes

Post Relacionado:
http://redeturismobrasil.blogspot.com.br/2012/02/segmentacao-do-turismo-mtur.html

Nenhum comentário: