quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Turismo - América Latina


Repost


A América Latina é composta por 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda assim, o desenvolvimento do turismo na região caracteriza-se como deficiente.

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo - WTTC (2007), a América Latina das 13 regiões mundiais estudadas está no último lugar. O PIB corresponde a apenas 2,7% do PIB mundial do turismo (USD 143 mi). No PIB regional, o turismo na AL alcança apenas 7,3% do PIB da região, número inferior até ao Oriente Médio, onde o turismo corresponde a quase 10% do PIB, apesar da região viver constantemente em conflito. 

As notícias da Organização Mundial do Turismo - OMT são positivas, demonstraram que o turismo na América do Sul cresceu 15% no primeiro semestre de 2011, se comparado ao mesmo período de 2010. Os números apontam que a região teve o maior crescimento, a média mundial foi de 5%.

Apesar das mudanças, desenvolver o turismo latino-americano é uma tarefa trabalhosa. Os gargalos são investimentos para melhorar a infraestrutura dos pontos de fronteira, sobretudo das Áreas de Controle Integrado, políticas regionais, infraestrutura turísticas, integração dos operadores de turismo e superação da competitividade entre os países.

Fonte: 
WTTC.  http://pelo-mundo.blogspot.com/2007/05/turismo-na-amrica-latina-mal-das-pernas.html
OMT. http://www.abeoc.org.br/2011/09/omt-aponta-crescimento-de-15-no-turismo-da-america-do-sul/
MTUR. http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/planejamento_gestao/relacoes_multilaterais.html

Nenhum comentário: