segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


A confirmação da reserva em hotéis é um dos principais fatores garantir uma boa viagem.  Nos períodos de grande demanda, como natal, ano novo, feriados e férias de fim de ano a preocupação deve ser multiplicada.  Por esse motivo, os hotéis precisam ofertar máxima eficiência no processo de reserva e o hóspede garantir sua reserva através de todos os comprovantes da compra, arquivando recibos e e-mails de confirmação.

O agente de reserva do hotel conhece todos os serviços que podem ser oferecidos para o hóspede, tipos de quartos, facilidades e serviços, tipos de pagamentos. Uma dica importante é que o turista solicite ser atendido por um agente experiente, porque geralmente os hoteleiros costumam contratar agentes temporários nos períodos de sazonalidade.

Segundo Perez (2002):
“A reserva é um acordo verbal ou escrito, que se estabelece entre o hotel e uma pessoa física ou jurídica, pelo qual o primeiro se compromete a oferecer acomodação e demais serviços em uma determinada data e por um período definido; e o segundo, a receber tais prestações nesta data, efetuando pagamento imediato.”

os períodos de grande número de reservas na hotelaria ocorre o overbooking. Conforme Peres (2002),  overbooking é quando são reservados mais quartos que o hotel dispõe, isto também ocorre com as companhias aéreas e outros produtos ofertados na atividade turística. Algumas vezes, a situação é causada por erros de procedimentos e outras intencionalmente (vendem em excesso, fazendo reservas confirmadas e provisórias para assegurar o 100% de ocupação, “intuindo” que estas não se cumprirão).

A condição de “produto intangível” na atividade turística não dá aos empresários o poder de não oferecer produtos e serviços de qualidade. Quando ocorrer qualquer problema, guarde as provas dos erros ocorridos e procure seus direitos. O código do consumidor e outras leis garantem suas compras, fazendo isso, você contribui para o desenvolvimento do turismo.

Fonte:
Manual Prático de Recepção Hoteleira. Di Muro Pérez - 2002 

Nenhum comentário: