domingo, 2 de dezembro de 2012

Chapada Diamantina - Bahia

  
A região da Chapada Diamantina - PNCD é um parque nacional, criado em 1985, através do Decreto Nacional n˚91.655, localizado na região central do Estado da Bahia.

No PNCD os segmentos de turismo ecológico e turismo de aventura são os mais indicados, na Chapada os atrativos são diversificados: cachoeiras, piscinas naturais, grutas, trilhas, cavernas, cânions e rios.

A Chapada Diamantina está vinculada ao O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o instituto é uma autarquia criada em 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Sua missão é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.

Para manter a atividade turística sustentável procure um guia de turismo ou condutores de visitação. Na região 8% dos moradores têm como principal renda o atendimento aos turistas. Segundo o Plano de Manejo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (2007), “A principal e primeira cidade turística da chapada Diamantina é Lençóis, onde se encontra a melhor infra-estrutura turística das cidades do entorno do PNCD. Esta estrutura é constituída por cerca de vinte agências de turismo, três hotéis de alto padrão, dezenas de hotéis e pousadas de médio padrão, algumas áreas de acampamento, dezenas de bares e restaurantes, e duas associações de condutores de visitantes, além de outros condutores não associados.”




Fonte:
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_chapada_diamantina.pdf

Nenhum comentário: