segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novas Tendências de Destinos Turísticos – Turismo Doméstico - Brasil


Os dois destinos mais visitados por turistas no Brasil são duas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, as cidades apresentadas são grandes centros culturais e de infraestrutura. Segundo a pesquisa realizada pelo  MTur e FIPE, denominada “CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO TURISMO DOMÉSTICO NO BRASIL - 2010/2011”  a constatação de “mais visitados” está relacionado com  “com a proximidade dos principais emissores, tendo em vista que cerca de 70% dos fluxos ocorrem dentro das próprias regiões.”

As dez cidades mais visitadas, na categoria turismo doméstico - Brasil, conforme a pesquisa acima citada, foram elencadas  em ordem. No 1° Lugar ficou São Paulo, depois Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília, Recife, Natal, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte.


Quando comparamos as informações da mesma pesquisa com os dados de 2007 podemos notar que alguns municípios perderam posições e outros ganharam. Vamos destacar cinco destinos que ganharam muitas posições e podem ser considerados tendências para os próximos anos.

Para iniciarmos a análise vejamos Fortaleza - CE no ano de 2007 ocupava a 9° posição, já no ano de 2010 ela ganha destaque e fica em 4° Lugar. Enquanto Recife - PE, tinha a posição de 13°, já  em 2010 ocupa a vaga de 6° posição. A cidade de Natal - RN estava no 19° posição no ano de 2007 e na última pesquisa está na confortavelmente no 7º lugar. Outro destino, João Pessoa - PB passou de 20º lugar para 14°. O destino mais surpreendente foi Maceió - AL que não estava entre os trinta destinos mais visitados e no ano de 2010 fico na posição 16º.  

Podemos concluir que o nordeste vem se destacando ainda mais no turismo doméstico. Apesar do turismo doméstico no Brasil ainda não ser o ideal, considerando que ele 74% dos turistas ficam em casa de parentes, podemos concluir que o cenário do turismo vem sendo alterado, pesquisas mais específicas poderiam responder: Como?


Nenhum comentário: