terça-feira, 17 de abril de 2012

A falta de promoção do turismo doméstico no Brasil

Durante pesquisas de  conteúdo para o blog foi concluído que o turismo interno não esta sendo promovido adequadamente. As dezenas de site que falam de turismo no Brasil , o destaque, está sempre em países da América Latina e Estados Unidos e Europa.  


Na Lei Geral do Turismo n.º 11.771/08 fica claro que a política nacional do turismo objetiva promover os destinos no  Art. 5º - III - ampliar os fluxos turísticos, a permanência e o gasto médio dos turistas nacionais e estrangeiros no País, mediante a promoção e o apoio ao desenvolvimento do produto turístico brasileiro.


A questão do tema "Falta de Promoção" não seria desinteresse político, por parte dos destinos, que geralmente gastam milhões em planos que geralmente não são executados, eventos suspeitos ou obras que não interferem em nada na qualidade da atividade turística regionais. No portal do SICONV onde os convênios dos governos são publicados, temos apenas 2 projetos postados sobre a promoção: 5400020120009 - CAMPANHAS PARA PROMOÇÃO DO TURISMO NO MERCADO NACIONAL - CONVÊNIO – EMENDAS e 5400020120008 - CAMPANHAS PARA PROMOÇÃO DO TURISMO NO MERCADO NACIONAL - CONVÊNIO - PROGRAMAÇÃO, no ano de 2012.

Temos ainda os empresários "interessados" no setor turístico dos municípios, mas geralmente não patrocinam a divulgação das cidades e o eventos que acontecem na região. Querem retorno, sem investir absolutamente nada. A seguir alguns sites de turismo que fazem parte de grandes portais. Recomendo uma  visita e confirmem como o turismo interno quase não é mencionado:

Sites de Turismo:
http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/
http://turismo.ig.com.br/


Fonte: https://www.convenios.gov.br

Nenhum comentário: