sexta-feira, 2 de março de 2012

DIA NACIONAL DO TURISMO e Vitamina C


Dia 02 de Março

No site do IBGE TEEN está descrito – “No dia do turismo, comemora-se uma atividade geradora de inúmeros serviços. Hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento são alguns setores que se beneficiam do movimento trazido pelo turismo e muitas vezes são preparados para operar exclusivamente em função deste ramo. Isto pode ser muito vantajoso, pois o turismo atrai investimentos, gera empregos e permite o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.”

Não é certo que o país tem o que comemorar, no Fórum Econômico Mundial em 2011, dos 139 países avaliados o Brasil ocupou a 52° posição. Podemos apontar inúmeros problemas no setor que impede o seu desenvolvimento, tais como: o transporte, problemas de infraestrutura - tanto turística como pública, questões relacionadas à segurança, mão de obra desqualificada e desvalorizada, falta de conscientização turística, preços não competitivos, pouca regulamentação e desinteresse político.

O setor turístico brasileiro vive um momento histórico mediante a captação de dois eventos mundiais. Esses são extremamente importantes para o crescimento do setor. Gerando a possibilidade de novos investimentos, treinamento dos recursos humanos, oportunidade para desenvolver novos roteiros turísticos, revitalização dos meios de hospedagem, renovação das frotas de transporte.
  
A pergunta que permanece todos os dias na mente de todos os envolvidos com a atividade turística do país é a seguinte: O que está faltaltando?

Oportunidade já não é mais um problemas, o dinheiro está em circulação. A suspeita é que não tenha vitamina C no mercado turístico brasileiro.
Tire suas próprias Conclusões...

Nenhum comentário: