sábado, 11 de fevereiro de 2012

Turismo - Copa do Brasil 2014


A primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930 no Uruguai. O evento já aconteceu 19 vezes, embora do ponto de vista de movimentação turística devemos considerá-lo a partir dos anos 70, quando o “boom turístico” deu início ao turismo de crescimento internacional.

O aumento dos números de turistas estrangeiros nos países sedes da Copa do Mundo é evidente. Na África do Sul, em 2010, mais de 1,4 milhões de estrangeiros visitaram o país, motivados pelo evento. Elevando a demanda em 25% quando comparado ao mesmo período de 2009. Quanto à Alemanha, país que já recebe um grande número de turistas. O aumento de turistas foi 4% de janeiro a julho de 2007 no número de pernoites, em relação ao primeiro semestre de 2006. Estes dados são resultados positivos em decorrência da copa de 2006 da  Alemanha. As informações foram obtidas no site portal2014.

Os dados acima afirmam que a Copa do Mundo gera crescimento do turismo nos países envolvidos. Quanto ao  Brasil é provável que o evento alcance a mesma realidade? A falta de planejamento para a gestão do sistema aéreo, os aeroportos privatizados faltando apenas dois anos para o evento, os estádios ainda na fase de construção, poucas iniciativas de capacitação dos trabalhadores do setor turístico. Dessa forma, chega ser preocupante o estágio atual do evento, a Copa do Brasil 2014 não pode estar vinculada ao “jeitinho brasileiro”. Deve pelo contrário, ser priorizada, e considerada como uma oportunidade de cativar turistas do mundo inteiro.

Algumas informações Copa do Brasil:

Cidades-sede e estádios: Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã (RJ), São Paulo - Arena Corinthians (SP), Belo Horizonte - Estádio Mineirão (MG), Porto Alegre - Estádio Beira-Rio (RS), Brasília - Mané Garrincha (DF), Cuiabá - Arena Pantanal (MT), Curitiba - Arena da Baixada (PR), Fortaleza - Estádio Castelão (CE), Manaus - Arena da Amazônia (AM), Natal - Estádio das Dunas (RN), Recife - Arena Pernambuco (PE) e Salvador - Arena Fonte Nova (BA).

  
Saiba mais sobre as 12 capitais da Copa no Brasil
Conheça os detalhes dos projetos das sedes para 2014 e leia sobre o turismo e o futebol em cada uma das cidades que sediarão os jogos do maior evento esportivo do mundo


Acesse:

Um comentário:

BLOG DE POESIAS DO PROFEX disse...

Os assuntos de Turismo me interessam muito.
Gostei do blog.
Grande abraço!