segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Segmentação do Turismo - MTur

Segmentação do Turismo -  Ministério do Turismo

Cultural: Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

Negócios e Eventos:Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, 
promocional, técnico, científico e social.

Rural: Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio 
cultural e natural da comunidade.

Sol e Praia:Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.

Ecoturismo: Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação  e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da  interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Aventura: Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes 
da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

Pesca: Turismo de Pesca compreende as atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora.

Saúde: Turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos.

Náutico: Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações náuticas com a finalidade da movimentação turística.

Estudos e Intercâmbios: Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Social: Turismo Social é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.



 Fonte das segmentações:
 http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/14manuais.html






Nenhum comentário: