domingo, 18 de dezembro de 2011

Turismo e Vacinas no Brasil


As vacinas têm a função de prevenir inúmeras doenças. No mundo alguns países obrigam os turistas a tomarem a vacina antes de atravessarem suas fronteiras. Antes de viajar é preciso sempre verificar quais são as vacinas solicitadas.

No Brasil a única vacina obrigatória é a Febre Amarela. A febre amarela é uma infecção viral transmitida por mosquitos. A imunização tem que ser feita dez dias antes do embarque. Ela tem validade de dez anos e pode ser tomada novamente após esse período.

Conforme o portal www.brasil.gov.br/sobre/turismo/infraestrutura/vacinas, para os brasileiros a vacina é gratuita e está no calendário de vacinas.

Temos ainda duas doenças graves e seriamente combatidas pelo o Ministério da Saúde do Brasil e de outros países América do Sul, estas devem ser consideradas pelos turistas: malária e dengue. Os turistas devem obter informações sobre a transmissão e evitarem os municípios em situação de risco.

Transmissão:

Sobre a Malária - É uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito.

Dengue - a Dengue é causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. É transmitida pela picada de mosquitos, mais frequentemente pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em regiões tropicais e subtropicais.