quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Turismo e Tecnologia


O desenvolvimento tecnológico da sociedade atual exige que os gestores façam transformações nas empresas turísticas. Os consumidores de produtos e serviços turísticos utilizam novas tecnologias diariamente para comprar suas viagens e as organizações que não quiserem se adaptar a essa nova realidade terão dificuldades de oferecer preços competitivos.

No Brasil a modernização das empresas turística está acontecendo de maneira lenta, considerando que grande parte dessas empresas ainda garante sua lucratividade com a alta sazonalidade, principalmente no litoral brasileiro. Essas organizações não investem no seu negócio porque tentam garantir o seu faturamento anual nos três meses de verão. Assim, os seus bens e serviços depreciam a cada temporada, resultando na baixa qualidade do setor turístico no país.

No entanto, a tecnologia de informação para o turismo é fundamental. Podemos verificar inúmeros processos de negociações e comunicação do setor turístico ser realizado mediante o uso da telecomunicações e da área de informática. O ponto de partida é a internet, passando pela necessidade dos hotéis e agências de viagens utilizarem diversos softwares, temos também o GPS, entre outros. Portanto, todo o setor turístico depende da tecnologia para funcionar de maneira satisfatória, para oferecer serviços de qualidade.


Para exemplificar o enorme potencial para o desenvolvimento do mercado tecnológico em relação ao turismo, vejamos a quantidade de empresas do setor: o país possui 25.110 mil Estabelecimentos Hoteleiros e outros tipos de Alojamento Temporário e 10.512 Agências de Viagem e Operadores de Turismo no Brasil.  MTur 2011 – 2014 (1)


 1 - Turismo_no_Brasil_2011_-_2014. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br