quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TURISMO E TECNOLOGIA


O desenvolvimento tecnológico da sociedade atual exige transformações das empresas turísticas. Os consumidores utilizam novas tecnologias diariamente, muitas vezes esta condição esta atrelada ao próprio sucesso pessoal destes clientes. As organizações que não quiserem se adaptar a esta realidade estarão fora do mercado competitivo.

No Brasil este processo é um pouco mais lento, considerando que grande parte das empresas do setor turístico ainda garante sua lucratividade com a sazonalidade, principalmente no litoral brasileiro, não investindo no seu negócio e faturando a receita anual em três meses por ano, no verão, oferecendo um serviço de baixa qualidade.

No entanto, o uso da tecnologia e tecnologia de informação para o turismo é notório. Podemos verificar que todo processo de comunicação utilizado no setor turístico é feito através da tecnologia. O ponto de partida é a internet, seguindo com agência de viagens, sistemas hoteleiros, meios de transporte, todos os aparelhos multimídia utilizados em eventos internacionais, GPS, internet sem fio. Todo o setor turístico depende do processo tecnológico para funcionar de maneira satisfatória, para oferecer serviços de qualidade.

Podemos afirmar este contexto segundo Cooper (2007), não restam dúvidas que a tecnologia transformou parte da demanda turística em reprimida em efetiva. O autor cita a construção dos aviões, acesso ao automóvel. De modo similar cita a tecnologia da informação, em particular a internet, que se transformou crítico para influenciar demandas. ¹

Para exemplificar o grande potencial para o desenvolvimento do mercado tecnológico em relação ao turismo, vejamos a quantidade de empresas do setor. São 25.110 mil Estabelecimentos Hoteleiros e outros tipos de Alojamento Temporário e 10.512 Agências de Viagem e Operadores de Turismo no Brasil. Os dados apontam mais de 35.000 mil empresas, sem contar outros empreendimentos do setor turístico que utilizam ou necessitam de novas tecnologias, os dados são Mtur 2011 – 2014. ²

O turismo está interligado a tecnologia, o setor não tem outra opção como ferramenta competitiva no mercado. O empresário turístico precisa investir ou estará rumo ao fracasso mais cedo ou mais tarde.

 1 - Turismo - Princípios e Práticas - Chris Cooper – 2007
 2 - Turismo_no_Brasil_2011_-_2014. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br