sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Método do Planejamento Turístico


Escrevi um artigo sobre o Método do Planejamento Turístico, como acabei não publicando o documento achei interessante divulgar estas referências sobre o planejamento turístico. A metodologia citada está baseada no planejamento estratégico como descreve Kotler (1998) é composto dos seguintes fatores:
         
a) Análise de Ambiente Externo: econômico-social, político-legal, tecnológico, demográfico, ecológico, cultural, forças da indústria e mercadológico-concorrencial;
 b) Análise do Ambiente Interno: recursos naturais, recursos artificiais e temáticos, recursos patrimoniais e culturais, recursos disponíveis no local, estágio do ciclo de vida e competências essenciais;
 c) Análise das Tendências, Oportunidades e Ameaças, Pontos Fortes e Fracos;
 d) Definição das Estratégias, Objetivos, Posicionamento, Programas e Ações;
 e) Acompanhamento, Controle e Revisão.
        
Para o autor Cooper (1993, p. 146):
Análise da situação/varredura ambiental; Objetivo e metas Formulação de Estratégias; Marketing, posicionamento e mix;Implementação e monitoramento

Já o autor Petrocchi (2002) define
Etapas do Planejamento:
A) Etapa: Análise macro ambiental
B) Etapa: Elaboração do diagnóstico
C) Etapa: Definir objetivos
D) Etapa: Determinar prioridade  
E) Etapa: Identificar os obstáculos, as dificuldades
F) Etapa: Criar os meios, os mecanismos
G) Etapa: Dimensionar recursos necessários
H) Etapa: Estabelecer responsabilidade
 I)Etapa:   Projetar cronograma
J) Etapa: Estabelecer pontos de controle

Conforme o professor Benni (2003) o planejamento tem que ser elaborado por objetivos com ordem consciente de prioridades estabelecidas em escala decrescente, que apontem para sobrevivência do setor, são elas: curto prazo,  médio prazo,  e longo prazo.

 



Nenhum comentário: